[R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Quarta Agosto 10 12:11:17 BRT 2011

Amigos de R,

Nao trabalho mais com espacial ha muitos e muitos anos, porem fiquei curioso
com essa função, será que essa função exige que o os endereços seja
formatados sempre do mesmo jeito? Estou lembrando de um discussão que tive
quase dez anos atras por conta de muita falta de dados em georeferenciamento
para fazer mapas de dengue no rio de janeiro. QUando havia dados de
endereços eles eram irregualres. Ou seja, nomes de ruas soletrados de forma
incorreta, as vezes o numero da casa era separado com virgula outras vezes
com ponto do nome da rua, e muitas vezes não havia separador entre o numero
do apartamento e o numero da predio. Fiquei pensando se talvez o R consiga
buscar o CEP do endereço no site dos correios, ou se é possivel baixar dos
correios um banco de dados com CEP, e tnetar corresponder esses endereços
com CEP. Nao seria mais facil?

Abraço forte e que a força esteja com você,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365
Tel 55 21 3865-9648