[R-br] Teste logica para comando subset{base}

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Quinta Abril 28 18:26:41 BRT 2011

se vc de fato refere-se a "fator", entao o uso de uma matriz e' inadequado,
ja' que ela nao permite o uso de diferentes tipos de variaveis...

de qq forma, vc pode fazer algo como:

test<-matrix(c(rep(1:3,each=5),rep(4,each=4),runif(38)),byrow=F,nrow=19)
test <- as.data.frame(test)
## apenas para "forcar" que a primeira seja um fator, como vc descreveu:
test[[1]] <- as.factor(test[[1]])

observe que o nome das colunas e' mudado para V1...V3 (apenas pq nao ha'
colnames() definido)

names(test)

entao, para este caso, primeiro conte quantos casos para cada nivel do fator
e seleciona aqueles que satisfazem seu criterio:

counts <- table(test[['V1']])
sel <- names(counts)[counts > 4]

e, entao, tome o subconjunto de interesse:

subset(test, V1 %in% sel)

2011/4/28 Augusto Ribas <ribas.aca em gmail.com>

> Alias num deu certo não
>
> Em 28 de abril de 2011 18:11, Nory <norydaniel em gmail.com> escreveu:
>
> O sinal "!=" significa "diferente de"

> Grato
> Augusto C. A. Ribas
>
> Site Pessoal: http://augustoribas.heliohost.org/
>                          http://dhost.info/augusto/
> Lattes: http://lattes.cnpq.br/7355685961127056

Successful people ask better questions, and as a result, they get better
answers. (Tony Robbins)