[R-br] Efeitos fixo e aleatório em Experimentos.

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Abril 28 12:49:20 BRT 2011

Edson,

O sorteio dos níveis dos fatores às unidades experimentais sempre deve ser
feito ao acaso. Não é isso que faz com que o efeito de um fator seja
aleatório. Quando um fator é de efeito aleatório, os seus níveis foram
sorteados (vindos de um procedimento de amostragem) para serem usados no
experimento. Quando são de efeito fixo, eles são escolhidos/definidos pelo
pesquisador. Veja, os seus níveis de plantio são 2, PURO e MISTO. Eles são
níveis de uma infinidade de níveis de possíveis de forma de plantio?
Acredito que não. Eles foram escolhidos porque o pesquisador que comparar
apenas esses níveis. Agora imagine uma demartologista que quer estudar dois
produtos para pele. Faz um levantamento aleatório de pessoas para compor o
experimento e cada pessoa vai receber/fazer uso de um produto para cada uma
das mãos. O efeito de produto é fixo porque ela definiu que queria estudar
estes produtos. Pórem, o efeito do fator "pessoa" é aleatório porque ela fez
uma amostra numa população de pessoas (população de todos os níveis) para
obter uma amostra (níveis extraídos ao acaso) e usar no experimento.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani