[R-br] Efeitos fixo e aleatório em Experimentos.

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Abril 27 13:18:43 BRT 2011

Boa tarde a todos.

Estou dando uma estudada em Análise de Experimentos.

Supondo que estou trabalhando com um fatorial 2X2 com repetições diferentes e efeitos fixos.

No R como identifico o tipo de efeito fixo para a análise de variância? O efeito aleatório é o default, imagino.

E as repetições perdidas, ou seja, os missings? Posso eliminá-las ?

No caso de estimar as repetições perdidas comop proceder no R?

p.s. algumas respostas já encontrei no Help, mas gostaria de ouvir os amigos da lista, para confirmar minha interpretação.

[]'s

Edson Lira

Estatístico

Manaus-Amazonas