[R-br] Correção de Bonferroni em casos-controle

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Terça Abril 26 09:04:20 BRT 2011

Pedro,

Dê uma olhada nas funções retornadas por

apropos("adjust")

O método de correção de bonferroni é o mais simples de aplicar. Basta pegar
o p-valores e dividir pelo número de hipóteses testadas. Assim, se um
p-valor é 0.02 (a-b) e estou fazendo 3 hipóteses (ou contrastes, a-b, a-c,
c-b), ele ficaria 0.02/3. Você tá procurando uma função que faça isso ou se
existe uma modificação do procedimento para o caso de tabelas de
contingência?

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218

2011/4/26 Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil <
emmanuel.brasil em gmail.com>