[R-br] Transformar image{graphics} em plot{graphics}

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Sexta Abril 22 02:59:39 BRT 2011

Ola.
Estou com uma duvidade aqui.
Vamos supor que eu tenha uma matriz assim com 0 e 1(de presença e ausencia)

exemplo<-matrix(rep(0,100),nrow=10)
while(sum(exemplo)/length(exemplo)<0.1){
x<-sample(x=1:10,1,replace =T)
y<-sample(x=1:10,1,replace =T)
exemplo[x,y]<-1
}
exemplo

e represente ela graficamente com o comando image:

image(1:10,1:10,exemplo,col=(c(0,1)),xlab="",ylab="")

Mas eu gostaria de pegar essa matriz de exemplo e fazer um grafico com o
comando plot.
Então eu preciso transformar uma matriz de 0 e 1 em coordenadas x e y pra
usar com o comando plot para por exemplo preencher com pontinhos o seguinte
plot:

Mais ou menos assim:
Pense nesse grafico:

plot(0,0,xlab="",ylab="",xlim=c(0,10),ylim=c(0,10),type="n")
abline(h=0.5:9.5,v=0.5:9.5)

Em cada local da matriz que tiver um 1 eu queria que tivesse um pontinho no
grafico.
Ai eu uso o comando points para representar a matriz dentro daquele plot com
pontinhos.
Mas eu nao estou conseguindo visualizar como transformar uma matriz de 0 e 1
em coordenadas de pontos X e Y.
Eu queria arranja um jeito de transformar qualquer matriz de presença e
ausencia (0 e 1) em coordenadas para plotar pontinhos com o comando plot.
Será que alguem tem uma ideia simples que resolvera todos meus problemas e
que eu não consigo visualizar?

Bom feriado a todos.

--
Grato