[R-br] Análise de Correlação Canônica!!! Índices de Redundância!!!

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Terça Abril 19 22:31:02 BRT 2011

Quase apanhei da mulher tentando te responder este tópico! Bom, é o seguinte:
Depois de umas duas horas na internet pesquisando sobre tal assunto, descobri o
seguinte:
Segundo o livro do Hair, o índice de redundância é calculado como a carga
quadrada média vezes o R² canônico. No livro do gente fina do Hair e nem na net,
eu não encontrei como se calcula o R² canônico. Se alguém souber me diga por
favor. No entanto, encontrei um pacote que tem uma função o qual se extrai este
índice de redundância. O pacote é o "yacca". Utilizando a base de dados do livro
do Hair para conferir é claro se estava certo. Logo temos:

setwd("/home/ivan/Área de Trabalho")
daa <- read.table("da.txt", h=T)
summary(daa)
install.packages("yacca")
library(yacca)
X <- daa[,2:8]
Y <- daa[,9:10]
mod <- cca(X,Y)
mod$xvrd#lhe retorna os índices de redundância
mod$yvrd#lhe retorna os índices de redundância

Olhe o pdf do pacote para maiores detalhes.

Abraço.

Allaman
(S,f,P)

M.Sc Ivan Bezerra Allaman
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br
Tel: (35)3826-6608/9900-2924