[R-br] Superficie de resposta publicavel no R?!

José Cláudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Domingo Abril 17 21:51:54 BRT 2011

Pessoal,

Sempre que penso em fazer uma superfície de resposta publicável no R me
dá um frio na barriga...

A alguns anos fiz (com a ajuda do J.Fox e D.Murdoch) uma função (usando
o rgl) muito flexível (disponível em:
http://rwiki.sciviews.org/doku.php?id=graph_gallery:new-graphics&s=plotlm3d
<http://rwiki.sciviews.org/doku.php?id=graph_gallery:new-graphics&s=plotlm3d>

O problema dela é que labels do eixos não admitem expressões
matemáticas, geralmente necessárias para expressar a escala da variável
(mm^2, kg h^-1, etc). A limitação não é da função, mas do rgl. Dá para
contornar editando o figura gerada ou inserindo bitmaps usando os
recursos do rgl, mas ambas alternativas trabalhooosas.

Pois bem, estou diante da necessidade de refazer várias superfícies de
resposta, feitas no passado (9 anos) com o Statiscs for Windows (nunca
mais usei, mas ainda sinto saudades de alguns recursos...). Com um frio
na barriga e ralando no fim de semana, decidi tentar simplificar esta
tarefa para o presente e futuro.

Com a ajuda de alguma coisa que achei nas listas de discussão, a juda do
Walmes e do Henrique (vcs não descansam no domingo né? ;-)) rascunhei
umas mal traçadas linhas no R, que embora não perfeita, está resolvendo
o básico. Decidi socializar, pois é assunto recorrente nas listas de
discussão, e não fiz só.

Possivelmente seja útil para outros usuários, melhor ainda se receber
alguém fizer melhoramentos.
No momento estou sem tempo, mas se tiver alguém interessado, podemos
pensar em juntar a "plolm3d" e a atual "sr" em um pacote e publicar na
CRAN. Penso que seria de muita utilidade!

A função "sr", assim como um pequeno script demo estão em anexo (vou
testar para ver se a lista recebe, se não for possível envio outra
mensagem com o script).

Abs,
(obrigado novamente so Walmes e Henrique pela disposição de ajudar)

--
Jose Claudio Faria