[R-br] [Dúvida] Limpando memória RAM

Jakson A. Aquino jaksonaquino em gmail.com
Domingo Abril 17 01:13:29 BRT 2011

On Sat, Apr 16, 2011 at 03:03:49PM -0300, Henrique Dallazuanna wrote:
> remova o objeto com o rm e após execute gc(reset = TRUE)

Eu não conhecia a opção reset da função gc(), mas num teste que fiz
aqui ela não parece ter feito muita diferença. Carreguei o banco de
dados do World Values Survey com read.dta (o arquivo está disponível
em três formatos, sendo um deles o do STATA). O comando top do Linux
mostrou que o R estava ocupando em torno de 2,7 GB da RAM.

Depois dos comandos

rm(list=ls())
gc(reset = TRUE)

a memória ocupada continuou um pouco acima de 1 GB.

Existe alguma forma mais eficiente do que gc() de mandar o R
reorganizar (desfragmentar?) a memória?

Atualmente, tenho feito o seguinte em situações em que preciso dessa
reorganização da memória:

  1) Salvo a área de trabalho: save.image()
  2) Fecho o R: quit(save = no)
  3) Abro o R novamente e carrego a área de trabalho salva.

[É claro que poderia ter usado quit(save = "yes"), mas prefiro
escolher um nome para o RData.]

--
Jakson