[R-br] [Re: Spline Cúbico Interpolador]]

Felipe Emanoel Barletta Mendes felipe em leg.ufpr.br
Sexta Abril 15 15:59:13 BRT 2011

Tiago,

Segue link

http://leg.ufpr.br/lib/exe/fetch.php/pessoais:referencial.pdf

Com um pdf que escrevi sobre Modelos GAM e SPLINES.
No livro do Simon há exemplos de implementações splines no R.
Espero que ajude!!

Att

Paulo Justiniano
> Tiago
>
> neste caso,onde vcquere programar e nao utilizar o que jah esta pronto
>   me parece que voce deveria comecar pelo
> metodo, consultando alguma bibliografica como as indicadas pelo Felipe
> ouaida Green e Silvermann.
>
> O spline pode ser escrito como um modelo linear segmentado.
> Comece por ai: como escrever uma funcao segmentada (com nos fixos)
> e dai por  diante.
> Comece com algo simples, em 2/3 partes, depois veja como generalizar.
>
> bom trabalho!

Felipe E. Barletta Mendes
(41)9189-5198
(41)3025-2150