[R-br] precisão numérica no R - uma falha?

Cézar Freitas cezarcamelo em gmail.com
Quinta Abril 14 16:29:42 BRT 2011

Olá.

Bem, escrevo apenas para ilustrar algo que me surpreendeu. Estava plotando
gráficos e os colorindo segundo seu desvio padrão estava ou não acima de um
ponto de corte. Reproduzo abaixo a parte do código que interessa:

y=as.data.frame(matrix(c(4.96,5.02,4.97,5.03,4.96,5.03), ncol=3))
y$dp=apply(y,1,sd)

    V1   V2   V3          dp
1 4.96 4.97 4.96 0.005773503
2 5.02 5.03 5.03 0.005773503

refer=y$dp[1]

y$dp<=refer

[1]  TRUE FALSE

Sei que o R é extremamente preciso e até podemos alterar sua mantissa nos
cálculos, mas isso não é rotineiro para cálculos tão simples. O pessoal do
cálculo numérico saberia dizer o que evitar para não cair nessas armadilhas
no futuro?

Abraços,
Cézar Freitas