[R-br] teste de hipoteses

Daniela Recchia daniela_recchia em yahoo.com.br
Quarta Abril 13 15:12:50 BRT 2011

Boa tarde pessoal,

desejo fazer um teste de hipoteses bem simples, porem nao consigo visualizar como deveria fazer isso no R, uma vez que os testes que ja fiz sempre foram utilizando um modelo (lm) e a funcao linearHypothesis.

Nesse caso tenho os dados da seguinte forma:

> cov
V1 V2 V3 V4 V5 V6
 45 65 81 55 31  0
 41 80 73 51 36  0
 42 79 74 40 45  0
 43 77 76 62  *  0

Onde as colunas V1...V6 sao niveis de agua adicionados a uma planta, e cada linha eh uma caixa onde o experimento foi realizado, nesse caso 4 caixas para cada nivel de agua. Os valores sao o numero de semestes que germinaram.

Quero testar a hipotese de que o nivel de
 agua nao influencia na germinacao das sementes.

A principio pensei em usar anova, mas nao tenho claro como devo escrever meu modelo.

Alguem poderia me dar uma dica?

Abracos e bom dia!

Daniela

--
Daniela Rodrigues Recchia

Master Student of Statistics - Technische Universität Dortmund.

"Not everything that can be counted counts; and not everything that counts can be counted.”

George Gallup