[R-br] Simbolos pré-definidos em função das linhas de uma tabela

Marcelo Claro de Souza marcelo_claro em yahoo.com.br
Quinta Abril 7 23:01:54 BRT 2011

Walmes,
Eu sou bem novato em R e não entendi direito.
No caso eu devo usar da seguinte forma por exemplo: biplot(dados.pca,xlab="pc1",ylab="pc2", pch(1:7,8:14,15:21))
é mais ou menos isso que tenho de fazer?
Muito obrigado.

Marcelo Claro de Souza
Biólogo, Doutorando em Biologia Vegetal, Depto. de botânica, IBRC- UNESP.16 - 91914780
http://lattes.cnpq.br/5691388412841376

--- Em qui, 7/4/11, Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com> escreveu:

De: Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>
Assunto: Re: [R-br] Simbolos pré-definidos em função das linhas de uma tabela
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Data: Quinta-feira, 7 de Abril de 2011, 14:51

Marcelo,

O controle dos símbolos é com o argumento pch= {p}oint {ch}aracter dentro das funções gráficas. Em gráficos de dispersão, basta passar um vetor com os índices que identificam os símbolos. Para conhecer os símbolos faça

plot(1:30, pch=1:30)

Espero que no biplot() seja assim também. Caso não dê certo, forneça um exemplo reproduzível e destaque o erro para que possamos ajudar.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)

Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573

VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br

twitter: @walmeszeviani