[R-br] Simbolos pré-definidos em função das linhas de uma tabela

Marcelo Claro de Souza marcelo_claro em yahoo.com.br
Quinta Abril 7 13:44:40 BRT 2011

Possuo um conjunto de dados composto por 21 linhas e 3 colunas.
Ao
importar os dados eu utilizo o comando row.names e atribuo nome as
linhas para facilitar a visualização das espécies na pca (no caso
utilizo o pacote vegan e uso o comando rda(dados,scale=TRUE)
nesse
conjunto de dados da linha 1 a 7 são plantas da mesma espécie, de 8 a 14
 outra e de 16 a 21 a outra. Como eu faço p atribuir um símbolo único
para cada espécie (ex: quadrado, circulo e triângulo) ao plotar um
biplot?
Muito obrigado.

Marcelo Claro de Souza
Biólogo, Doutorando em Biologia Vegetal, Depto. de botânica, IBRC- UNESP.16 - 91914780
http://lattes.cnpq.br/5691388412841376