[R-br] Operação com datas - Construção de Matrix

Luciano Ramos Gonçalves lrg.financas em gmail.com
Sexta Abril 1 23:05:23 BRT 2011

Amigos da R-BR, meu nome é Luciano, pela primeira vez me dirijo à lista
e sou relativamente novo ao R.
Acredito que meu problema seja simples, embora eu não consiga resolvê-lo.

Possuo duas séries de dados da classe "Date". O primeiro objeto contém
as datas em que um evento irá ocorrer e o segundo objeto as datas do
ponto de referência. Meu objetivo é construir uma matriz em que cada
coluna seja o número de dias entre a data de referência e as datas dos
eventos, e.g., quero diminuir o primeiro elemento do segundo objeto de
todos os elementos do primeiro objeto, e pôr a série resultante na
primeira coluna. Depois diminuir o segundo elemento do segundo objeto de
todos do primeiro e por na segunda coluna e assim por diante.

Esse é o código que eu tentei usar, mas todas as colunas da matriz
contém as diferenças em dias entre as datas dos eventos e o primeiro
elemento do segundo objeto. A operação não se estende às outras datas de
referência.

for (j in NROW(Obj1))
{
     for (k in NROW(Obj2))
     {
         Recip <- matrix (NA,j,k)
         n <- 1:k
         Recip[,n] <- as.numeric (Obj1[1:j] - Obj2[n])
     }
}

Desculpem pelo texto longo,

Grato,